“Quando um povo abraça sua cultura, ele abraça sua própria alma”

Neste ano, a Associação Arte e Cultura em Língua Portuguesa está realizando o evento, “Entre Versos e Canções, Encantos do Cerrado”: Sarau Cultural no Coração do Norte de Minas! e junto à esta proposta traz-se o Terno de Pastorinhas Raio de Luz de Patis. 

Uma das primeiras ações deste evento aconteceu no dia 20 de junho deste ano em Mirabela, destacando a beleza da poesia e música com artistas locais. Um momento marcante, este evento para a Associação Arte e Cultura em Língua Portuguesa, referência importante para o contexto artístico e cultural de Mirabela e região.

“Sempre vi encanto nessa tradição da minha cidade. Acompanhei  o nascer e os términos dos antigos ternos. As Pastorinhas moram em mim! Memória viva do Natal popular. Por isso, luto para que essa beleza siga pulsando, abrindo alas para que outras possam brilhar.” Destacou, Val Alves,  diretora artística do evento “Entre Versos e Canções, Encantos do Cerrado”: Sarau Cultural no Coração do Norte de Minas.

Val Alves, é escritora do livro infantil, As aventuras da Gotinha do Amanhecer. Acesse o link para conhcer https://uiclap.bio/gotinhadoamanhecer

 

Uma expressão viva e significativa da nossa história e cultura, que é representada por novas figuras do nosso tempo, pequenas estrelas, em que o seu brilho irá resplandecer por entre as gerações, presentes e futuras, com o apoio da Associação Arte e Cultura em Língua Portuguesa.

Sob o olhar regente da experiência, revivemos mais um enredo de nossa história, que contempla os nossos corações ávidos de amor e esperança por este momento, esta fase do Terno de Pastorinhas, Raio de Luz, com seu encanto abrilhantar este momento especial em nossas vidas.

Conversamos também com a regente do Terno de Pastorinhas, Raio de Luz, Joana Dark Ribeiro Sobral, para conhecermos um pouco de sua história, seu trabalho junto às pastorinhas e seu empenho na preservação dessa expressão cultural que é símbolo de nossa história e arte em nossas vidas. 

Como é estar à frente deste projeto, como regente do Terno de Pastorinhas Raio de Luz, é como você se sente conduzindo esta nova fase? 

Dark Sobral: Estar à frente do Terno de Pastorinhas, Raio de Luz é uma grande responsabilidade. Sinto o peso do compromisso e, ao mesmo tempo, a alegria de preservar uma tradição tão importante para nossa cultura. Conduzir essa nova fase é um compromisso com a memória, com as famílias e com o futuro das novas pastorinhas.

Qual é a representatividade histórica das Pastorinhas para Patis, como elas surgiram na cidade? 

Dark Sobral: As Pastorinhas representam uma herança cultural profunda para Patis. Surgiram há muitas décadas, trazidas por nossas antepassadas e regentes que, com fé e dedicação, mantiveram viva essa tradição. Elas marcam a história da cidade, especialmente nas festas religiosas, unindo gerações com música, dança e espiritualidade. É uma expressão da nossa identidade e do orgulho de sermos parte dessa história

Este resgate cultural é muito importante e significativo para a história da cidade e mesmo para o Terno de Pastorinhas Raio de Luz. Tendo o apoio da Associação Arte e Cultura em Língua Portuguesa nesta edição, como você vê o fomento e incentivo para a cultura e preservação futura deste projeto? 

Dark Sobral: Vejo esse incentivo fundamental. Com o apoio da Associação Arte e Cultura em Língua Portuguesa, não estamos apenas preservando uma tradição, mas também possibilitando melhorias importantes, como o aprimoramento da estética do Terno e a facilitação da vinda dos tocadores da zona rural para a cidade. Isso garante que o Terno de Pastorinhas Raio de Luz continue vivo, forte e acessível para todos que desejam manter essa história pulsando em nossa comunidade.

Para as famílias que estão com você nesta proposta, inclusive às que nos acompanham, qual a frase que define este momento, e uma mensagem à todos, que você queira deixar?

Dark Sobral: A frase que define este momento é: “Quando um povo abraça sua cultura, ele abraça sua própria alma.” 

 

À todas as famílias que caminham comigo, meu sincero agradecimento. Esse projeto só está de pé porque vocês acreditaram, se dedicaram e sonharam juntos. À todos que nos acompanham pela RIEP, sintam-se parte dessa história. Que Deus abençoe cada lar, cada pastorinha, cada tocador. Estamos escrevendo, juntos, uma página linda da nossa tradição.

 

Neste mês de agosto, dia 15, sexta-feira, às 21h, convidamos você, sua família, amigos e visitantes, para juntos prestigiarmos a mais bela expressão e arte do Terno de Pastorinhas: Raio de Luz, de Patis. Esta é uma realização da Associação Arte e Cultura em Língua Portuguesa com o apoio da Lei Paulo Gustavo, Governo de Minas Gerais, SECULT – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Ministério da Cultura do Governo Federal. 

 

Luiz Nascimento
Associação Arte e Cultura em Língua Portuguesa
Rádio Internacional em Potuguês

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui