Pois eis que surge mais uma dessas mulheres com beleza rara, ela se chama ERCIANA RIBEIRO, nascida na capital de Bissau, vem arrancando suspiros ao redor do mundo com sua beleza e tom de pele que de tão escuro chega a brilhar, o que levou a ser chamada de “Barbie Negra”.


Nascida aos 22 de Fevereiro de 2001 no bairro de Cuntum em Bissau capital da Guiné-Bissau, lugar onde passou  toda sua infância, filha de Hélder Pedro Gomes da silva e da Fatima da Costa. Atualmente moradora do bairro Bór. Erciana é uma cidadã comprometida com a sua terra como qualquer um com amor a sua pátria. Lutar para desenvolvimento e justiça sempre foram e serão os seus objetivos para com este pedaço da terra.

Fez seu percurso escolar de ensino primário à secundário,, em uma escola privada, “AMIZADE ESCOLAR 04 DE NOVEMBRO” no bairro de Quelele em Bissau.

Cursou o intensivo secretário de base no ano 2016 no “Complexo Escolar Profissional Amizade e Paz, Silva Nhaga”.

No dia 21 de Dezembro do ano letivo 2018/2019, recebeu o seu diploma de ensino secundário, finalizando assim uma etapa árdua de doze anos de escolaridade.

Depois do liceu, ingressou no Centro Cultural Brasil Guiné-Bissau (CCBGB) num curso de aperfeiçoamento da língua portuguesa. No CCBGB, tive a oportunidade de participar na segunda semana literária em homenagem à Clarice Lispector aos seus 100 anos e, participou na formação dos Jovens Ativistas cujo tema era “Mutilação genital feminina” (MGF) no dia 21 de Fevereiro do ano 2020, o ano que acredito não ser um dos melhores já passados pela humanidade. A formação foi realizada no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em Bissau.

Erciana ressalta ter  grande paixão pela literatura desde a infância,, mas começou a demonstrá-la só no ano de 2020, através de um convite feito pela sua irmã Suaila Fonseca, para participar de uma gravação para um programa apresentado por ela na Televisão da Guiné-Bissau (TGB), o tal intitulado “A FALA DO POETA”.  Depois daquele dia de gravação, a paixão pela literatura foi crescendo e despertou a poetisa adormecida na mesma, passou a escrever poemas e poesias, e ousou ir além, decidindo  concorrer num concurso de “poetas vivos” “Sunhus Sukundidus” no dia 20 de Janeiro do ano

2021, o qual se apresentava com dois temas: “Guinendadi” e “Corrupção e Justiça”, sendo sua primeira experiência num concurso de declamação. Erciana conquistou a terceira colocação. Também participou no concurso de declamação de poesia promovido pelo Centro de Língua Portuguesa- Camões I.P da Escola Superior de Educação-Unidade de Ensino Tchico Té, e ainda participou no Concurso Literário “Escrever em Português” promovido pelo mesmo Centro.

Ingressou na Universidade Lusófona da Guiné-Bissau em 2021 depois de ter ficado quase dois anos sem conseguir continuar os seus estudos (entrar num ensino superior). Erciana é cursando o curso dos sonhos de criança, que é o Direito, pois sempre sonhou em  dar o seu contributo para o país que a viu nascer. A mesma teve que desistir do curso depois de ter conseguido apurar na seleção da bolsa de UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusófona Afro-Brasileira). Atualmente está cursando via remota o bacharelado em Humanidade na mesma Universidade, UNILAB.
Uma menina ambiciosamente humilda, cheia de sonhos e dona de uma beleza indescritível, Erciana tem um futuro promissor, e é uma fonte de inspiração para crianças que sonham em conquistar o mundo.

Rádio Internacional Em Português.
A Rádio Que Fala a língua Dos Povos!

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui