Nascido em Mindelo, São Vicente, o estilista, fotógrafo e designer de moda Urivaldo Lopes tem atualmente uma carreira invejável no mundo da moda. Passando pelas mais conceituadas revistas de moda do mundo Urivaldo deixa como marca um cheirinho de Cabo Verde naquilo que faz.
Para chegar neste patamar de qualidade ao nível mundial, Urivaldo teve de batalhar. O sonho começa em pequeno com os então programas de moda na televisão. Mas é aos 17 anos que decide aventurar-se profissionalmente no mundo da moda em Paris.
As oportunidades não tardaram a chegar. O talento de Urivaldo possibilitou-lhe chegar aos editoriais das revistas Elle, Vogue, L’Officiel, entre várias outras. O cabo-verdiano chegou a ser designer da conceituada marca de roupas Bluemarine.
Atualmente é diretor artístico da renomada revista de moda SlimiMagazine. O designer refere-se a esta revista como o projeto que mais lhe conquistou. Para Urivaldo a SlimiMag possibilitou-lhe transmitir as suas raízes para o mundo através da visão de moda que possui.
Urivaldo carrega consigo grandes nomes mundiais com quem já trabalhou. Trabalhou com o rapper Off Set e com a atriz e cantora Lindsay Loahan. A cantora brasileira Anitta também foi fotografada pelas lentes de Urivaldo. O cantor JBalvin e a atriz Marina Ruy Barbosa e recentemente o cantor Dino d’Santiago também fazem parte da vasta lista de artistas que trabalham com o fotográfo. A cabo-verdiana Mayra Andrade também foi fotografada em 2017 para a SlimiMag.
Para estas criações, Urivaldo Lopes inspira-se na beleza de Cabo Verde e nas muitas viagens que faz. Urivaldo valoriza as diferentes pessoas, as culturas diferentes e a forma de pensar como elementos cruciais no desenvolvimento da arte que faz.
O fotógrafo também procura empoderar as mulheres, através da representação de mulheres fortes, de caráter e sem medo de serem sexy.
Urivaldo Lopes é, sem dúvidas, um embaixador da moda cabo-verdiana no mundo. O designer vê a moda como uma importante forma de divulgação de Cabo Verde além-fronteiras. No entanto, a moda em Cabo Verde é bastante tímida, conforme diz.
A paixão pela moda valeu-lhe várias nomeações na gala Somos Cabo Verde ao longo dos anos.
Sempre que pode o estilista vem a Cabo Verde desenvolver alguns trabalhos de moda. É em Cabo Verde que Urivaldo também descobre talentos. Ele classifica o cabo-verdiano como pessoas com imenso potencial. Foi Urivaldo quem levou para as passarelles Djenice Duarte, Sara Morgado, Willy Peter.
Os castings para a seleção de modelos em Mindelo são sempre recheados de talento, mas conforme diz Urivaldo, poucos estão preparados psicologicamente para entrar no mundo da moda.
A tarefa pode ser árdua, mas não impossível. Para Urivaldo Lopes os mais corajosos e ambiciosos tem seus lugares reservados. O segredo é pesquisar muito, ser curioso, sonhar alto e fazer de tudo para alcançar os objetivos.
Por Ricénio Lima
Rádio Internacional em Português, a rádio que fala a língua dos povos!