As lágrimas do tempo evidenciando presságios.
Agora é mais do que na hora de nos abraçarmos por Minas Gerais e Bahia, e também outras regiões afetadas pelas fortes chuvas em todo o país. Além da semelhança no sotaque em algumas regiões dos estados, ambos têm enfrentado um momento crítico ambiental. Cá pra nós, não tá fácil mesmo! Uma fatalidade aconteceu em Capitólio, MG. Um passeio de lancha se tornou um trágico momento, ao cair um rochedo em levando a óbito 10 pessoas, em um dos cânions da região. De acordo com internautas, essa foi mais uma “tragédia anunciada”. Sequelas irreversíveis na vida de familiares e amigos foram feitas nesta tragédia, um fato lastimável!
É natural que as chuvas caiam, e isto é inevitável. Os seus benefícios á vida são incontestáveis. Sabemos de fato, que passamos por momentos muitíssimos complicados nestes últimos anos. A situação piora em algumas cidades em Minas Gerais, com fortes alagamentos, deixando casas praticamente submersas e famílias, animais desalojados. Nisto, a defesa civil de cada região, com apoios governamentais e de voluntários atuam dando apoio aos atingidos.
Em Minas Gerais, algumas cidades declararam estado de calamidade pública e até ajuda humanitária. O governador Romeu Zema, se solidariza com os atingidos pelas forças torrenciais das chuvas, e mobiliza a defesa civil para acompanhar a situação e fazerem os procedimentos necessários, socorrendo e dando apoio aos afetados, assim como, no estado da Bahia, muitas cidades ficaram afetadas com as constates e fortes chuvas. O Governador, Rui Costa, se manifestou na internet, agradecendo a proposta de apoio do Governo Argentino em oferecer ajuda humanitária ao estado Baiano, porém, pelo governo do Brasil, o pedido negado.
Todos os estados atingidos pelas fortes chuvas, também estão em alerta, tomando as medidas de seguranças necessárias, pois segundo as previsões meteorológicas, ainda teremos muitas chuvas. E que venham para abençoar as vidas dos Brasileiros, pois realmente, estamos precisando de “chuva de bênçãos”. O título acima remete a música de Samuel Rosa, ex-Skank, e Daniela Mercury, em uma memorável parceria artística. Assim como a música em suas variadas vertentes, brasileiras, têm nos unido.
A Direção e equipe da Rádio Internacional em Português, se solidarizam, com as famílias e por todos, que neste momento, enfrentam está situação lamentável. Desejando força e fé. “Deixa chover na esquina, deixa a vida rolar”, aqui é o nosso lugar.
Por Luiz Nascimento,
Voluntário da Rádio Internacional em Português.
Fotos de Marco_Evangelista_Imprensa_MG