O Dia do Circo é comemorado nacionalmente em 27 de março
Uma data que serve para homenagear uma arte milenar, tão antiga que registros históricos mesclam entre-se. Reza à lenda que os primeiros circos teriam surgido por volta do século III A.C, no Império Romano. Um jeito de entretenimento que sempre encantou pessoas de todas as idades, desde aquela época.
A escolha da data faz referência à data de nascimento do palhaço Piolin, que fez muito sucesso na década de 1920, sendo muito homenageado pelos modernistas. Na atualidade a classe circense segue com suas tradições, festejos e espetáculos. Para muitos a lona e os trailers ainda são moradias fixas e as cidades são de passagem na sua rota de viagem.
A arte circense é celebrada pelas escolas de circos, os circos de rua, os circos tradicionais e até as instituições que trabalham com esta cultura tão rica para atender Crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Acreditamos que o circo é arte, alegria e vida.
Quem faz parte desta vivência, o leva para sempre na sua memoria afetiva.
A lembrança de um palhaço (a), triste, ou sorridente, o trapezista no alto da grande torre, a bailarina acrobata voando no alto da lira e do tecido. As manobras radicais do malabarista no diabolô, o equilíbrio entre o ar e o chão do equilibrista na corda bamba, a pipoca, o algodão doce e até a maça do amor faz parte de um espetáculo de circo.
Saibam que debaixo de uma lona de circo a mágica, a magia da vida se multiplica a medida que as risadas ecoam no ar …
Para todos um feliz dia do circo!
Viva o circo!
Por: Val Alves
Pela Rádio que fala a língua dos povos