Black, escritor e activista brasileiro, juntou-se ao escritores e promotores artísticos Luiz Eudes, Mwana África, Jovial Souza, Roberto Leal e tantos outros num encontro que serviu para intercâmbio de culturas e ideias entre brasileiros e angolanos, entidades preocupadas não só com a divulgação dos seus pensamentos, mas também com o fortalecimento dos laços culturais dos dois povos. O evento decorreu no passado sábado, 18 de Novembro, no Centro Cultural Casa de Angola, na Bahia (Brasil).
Bruno
De acordo com o escritor Luiz Eudes, ” O Encontro Baiano de Escritores desempenha um papel fundamental na valorização e promoção da literatura baiana e africana de língua portuguesa, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural baiana, ao evidenciar a produção literária local e sua conexão com a herança africana. Dessa maneira, o Encontro Baiano de Escritores se consolida como um espaço de celebração da diversidade literária, impulsionando o diálogo e o enriquecimento mútuo entre os escritores baianos e africanos de língua portuguesa.”
Quando questionado sobre a sua participação no evento, Bruno Black contou: “Estar presente em um evento tão potente cheio de ativistas pretos, lindos, inteligentes, lutadores por arte no país Brasil e África é sensacional!
Fui exercitar a escuta, entender novos desafios, sensibilizar meus ouvidos para as novas demandas do mercado e fazer novos amigos!
A poesia, a literatura é também socialização, novas oportunidades de fazer pessoas melhores e caminho e saúde mental para um mundo que pensa que a esperança acabou!”
Radio Internacional em Português, a rádio que fala a língua dos povos
Por Lucas Cassule
Fotos: Bruno Black