Erosão em varela causada pelas mudanças climáticas.

Impactos das mudanças climáticas são significativos e afetam desde a nossa saúde até a produção de alimentos, elas afetam a nossa vida e a dos outros seres vivos do planeta.

Mudanças climáticas são alterações provocadas nos padrões climáticos em longo prazo, com base nas alternâncias meteorológicas, ou seja, nas condições do tempo observadas por um período. Elas podem ser causadas por processos naturais e também pela ação do homem.

Mudanças climáticas e impactos ambientais verificados nas diferentes zonas do nosso país principalmente nas aldeias rurais. A poluição do solo e dos recursos hídricos, o que altera o equilíbrio ambiental. A radiação solar que chega até a superfície pode variar, podendo ser mais elevada ou reduzida em alguns períodos, são efeito preocupantes.

As mudanças climáticas geram uma série de consequências ambientais graves, muitas até já podem ser observadas atualmente nos campos agrícolas o que esta a preocupar as populações de varela Sub Secção de Suzana, Região de Cacheu norte da Guiné-Bissau. Uma das consequências do aumento da temperatura do planeta é o aumento do nível do mar, que ocorre em virtude do degelo. Isso resultou resultar na inundação e na submersão de áreas costeiras, causando diversos prejuízos às pessoas que vivem nessas áreas.

Essa realidade tem motivos de preocupação com as questões referentes às mudanças climáticas e suas consequências são discutidas nas aldeias de secção de Suzana, este ano em Varela, com uma linda praia vítima deste fenômeno desastroso, a erosão costeira, pior, as areias pesadas e outras explorações neste mesmo litoral que fica localizada a 53 km de São Domingos a população desta zona estão muito preocupados com a erosão costeira, Representantes de várias aldeias se reuniram para avaliar esta questão. Estudos e dados obtidos a cerca do clima e suas alterações e também buscam apresentar possíveis ações que possam amenizar os problemas causados pelas mudanças climáticas.

       Presidente de associação de varela Alfucene Turé.

“Dessas reuniões, resultaram alguns acordos entre os associados juvenis a fim de diminuir os níveis de emissão de gases de efeito estufa como (lixos, pilhas e secos plásticos deitados no solo), bem como promover ações com o objetivo de conter o aquecimento global”, testemunhou-nos Alfucene Turé, presidente de associação dos filhos e amigos de varela numa entrevista sobre o impacto deste fenômeno. Turé falou da situação atual que se encontra a tabanca sobre a erosão principalmente a zona turística que esta a desaparecer devido à subida do mar, ele também citou os esforços voluntários feitos por associados na sensibilização da população sobre causas e feitos desta natureza e nos trabalhos da limpeza e remoção dos lixos na praia de varela antes e depois das festas do natal e principalmente 1° de Maio dia dos trabalhadores manifestado todos os anos na praia de Varela, que aglomera muita gente mesmo com tantas dificuldades para remover lixos.

Na mesma ocasião falou do engajamento dos jovens em fazer face à esta situação onde recordou da distancia que o Mar tinha com a tabanca e da distancia que se encontra nos dias atuais que para ele o Mar levou uma boa parte da terra.

Para o chefe da tabanca Sr. Mutaro Djata a situação é muito grave tendo em conta as perdas das Bolanhas que serviam para cultivo de Arroz que foi devastado pela água salgada provocada pela erosão costeira. Ele também falou do avanço significativo do Mar de varela numa mistura de corrente de chuva verificado na época da chuva e também as perdas acentuadas da terra associada de fortes ondas do Mar e chuvas afetam também a segurança alimentar. Os eventos climáticos ameaçam não só sobrevivência das populações rural, mas também o seu habitat e sua própria economia local.

Há cerca 30 anos a aldeia de varela não tinha este tipo de problema relacionado com erosão costeira por que o Mar ficava a 2 km com a aldeia, nesta época os habitantes cultivavam arroz nas bolanhas hoje em dia a realidade é muito diferente e preocupante.  Com a subida do mar, estas bolanhas onde produziam arroz em grande quantidade ficam inundadas tornando impossível de produzir arroz. Antigamente muitas pessoas na comunidade não consumia o arroz da loja por que produzem o arroz suficiente que servia para consumo da família, mas com fenômeno de erosão estas áreas da produção são afetadas pelo mar. Por outro lado Djata falou também dos lixos que se verifica na quadra festiva de primeiro de maio, mas isso é saneado depois da festa, para ele a água da chuva também contribui muito na erosão costeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Controvérsias

Apesar das inúmeras evidências acerca das mudanças climáticas, não há um consenso quanto a essas alterações. Algumas pessoas principalmente os mais velhos e também chefes de tabancas lideres de opinião acreditam que as mudanças provocadas no clima são resultados de processos naturais e que a Terra encontra-se, na verdade são coisas de Deus. Para os jovens são céticos do aquecimento global, os estudos feitos a respeito das mudanças climáticas são alarmistas, gerando uma preocupação desnecessária.

Varela, onde a Guiné-Bissau acaba e o Senegal começa, mesmo no litoral, oferece a todos um conjunto de praias que começam na foz do rio Sucudjaque e se prolongam até à foz do rio Cacheu, numa distância de cerca de 15 Km.

 

Localizada a 170 km de Bissau, a ela se pode aceder de carro, dispondo de cerca de 120 Km de estrada alcatroada e de 50 de terra (muito mal) batida. Esta baía tem sido confrontada com uma forte erosão costeira que chega a atingir a perda de 8 metros de praia por ano.

Daí que seja muito importante o estudo da dinâmica de erosão da orla marítima, devido especialmente à rápida subida do nível médio das águas do mar, para que se possa continuar a beneficiar da excelente praia, água calma e peixe de qualidade que ela abriga. Com uma população estimada em cerca de 900 Habitantes e principais atividades nesta aldeia são Pesca Agricultura e Horticultura.

Embaixador da rádio Internacional em Português em Guine Bissau

Ass. Quinanata Turé

Pela Radio que fala a língua dos povos.

 

 

 

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui