DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA
Manter viva esta cultura é a nossa missão.

A capacidade do ser humano assimilar três, quatro idiomas diferentes, é uma coisa impressionante, eu particularmente, quando conheci alguns Haitianos, ficava encantado como eles conseguiam falar vários idiomas e inclusive sua língua materna, o Créole.
A diversidade linguística é característica de cada país, porém, tradicionalmente e culturalmente adotamos sotaques que acabam se tornando a principal referência em cada região. No Brasil, por exemplo, é possível identificar, pelos sotaques e expressões, de qual estado é a pessoa.
Hoje se comemora mundialmente o Dia Internacional da Língua Materna, estabelecido pela UNESCO em 17 de novembro de 1999, reconhecido pela ONU em 2002, promovendo “a conscientização sobre a diversidade linguística e cultural para promover o multilinguismo”, na “preservação e proteção de todas as línguas usadas pelos povos do mundo”.
A proposta da Rádio Internacional em Português, em seu espaço, através dos países lusófonos que compõe o projeto é valorizar, reforçar e manter viva a cultura da língua mãe em cada local, reforçando o seu lema “a rádio que fala a língua dos povos”.

Por: Luiz Nascimento,
Para Radio Internacional em Português

Fonte imagem ilustrativa:https://en.unesco.org

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui