A música em sua suma importância é um complemento à vida

Antigamente a música era capaz de aproximar corações  nos despertar ao amor. Trocas confidenciais através de suas letras, e muitas das vezes, nós como leigos, apenas encantados pela melodia não conseguíamos decifrar o sentido daquelas letras. 

Vários artistas revolucionários, como Raul Seixas, Renato Ruso (Legião Urbana), Milton Nascimento, Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Charlie Brown Jr (Chorão), e muitos outros, não só fizeram músicas, mas, história que prevalece até hoje. Porém, as músicas que de fato são boas perderam seu espaço, não possuem visibilidade e interesse midiático e comercial.

London London, uma canção de Caetano Veloso, na época exilado, também interpretada por vários artistas posteriormente, dentre eles, Paulo Ricardo, ex-RPM, a letra era uma troca de mensagens entre Caetano e Gilberto Gil. Na época da ditadura, por volta de 1968, músicos brasileiros em exílio, em suas composições, descreviam suas situações. 

Atualmente, a música fala de sexo explícito, depravação, denigre a pessoa feminia, apologias ao crimes, e não é de hoje, pervescidades, ostentações, o pior do ser humano, mas, nada que edifica através das letras, tudo muito visível. Clássicos musicais como Gangsta’s Paradise do rapper americano Coolio, que se tornou um verdadeiro hino, que reflete sobre a “criminalidade e violência”, a luta pela sobrevivência, porém, a cegueira deixa muitos presos em ciclos viciosos.  

A música é também um meio literário, onde podemos trabalhar a história que ela influenciou, educar, inclusive através do sentido de sua construção temporal ou atemporal. Também é um meio de retratar a realidade de um local ou sociedade, protesto, reivindicação, fazer publicidade, usá-la em terapias em favor da saúde e vida, louvor e adoração, dentre outras usabilidades. 

Ela possui várias formas de se manifestar, porém, devemos perceber e compreender a melhor forma dela se manifestar em nós. Seja através das histórias do homem do campo, as periferias ou mesmo a vida nas cidades, em todos os pontos e encantos de nossas vidas a música tem sua participação. Por isso, ainda creio que “cantar a beleza da vida” é um “presente do amor sem igual”.

Como conhecimento básico, a música possui vários tipos de sons, ritmos e gêneros. De acordo com a enciclopédia livre, Wikipédia, a música é uma forma de arte, também uma prática cultural, humana e que não há uma simples definição para música, ela está em constante evolução. 

Para Júlia Maria Hummes, em seu artigo para a revista da Fundação Municipal de Artes de Montenegro –  FUNDARTE, a música no contexto educacional, 

… têm sido tema de reflexões e investigações de vários professores e pesquisadores do cenário nacional e internacional da educação musical,.. e é claramente indispensável para uma promulgação apropriada das atividades que constituem uma sociedade; é um comportamento humano universal.. Revista da FUNDARTE, Júlia Maria Hummes.

Além da prática artística formal e não formal, a música também desempenha seu papel educacional. Ainda de acordo com Júlia Maria Hummes, ela acredita que a música tem a funções de expressão emocional, prazer estético, divertimento, entretenimento,  comunicação, representação simbólica, reação física, validação das instituições sociais e dos rituais religioso, contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura e de contribuição para a integração da sociedade. Ainda de acordo com Júlia Maria Hummes, 

Um dos principais focos do trabalho em educação musical é a compreensão crítica da música em suas diversas manifestações e o entrelaçamento com as outras áreas do conhecimento. Revista da FUNDARTE, Júlia Maria Hummes.

Não quis apresentar aqui, teoria, historiografia, aplicabilidade ou prática sobre música, são apenas palavras de um leigo, opinião. Afirmo que não sou um conhecedor teórico e nem da prática, sou um apreciador audível de vários géneros musicais e atencioso quanto aos seus elementos. 

O que você observa e pensa sobre o contexto musical em sua região e o que esperar de um futuro cenário musical em sua visão e perspetiva de vida?

Fonte:

Imagens: Canva
= Site, Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica – Música
= Site, Letras: https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/44739/significado.html – London London, Caetano Veloso.
= Revista da FUNDARTE: Possibilidades para a Música na Escola: revisitando as categorias de Allan Merriam, Ano 13, Número 26, de 2013.
= Site, Letras: https://www.letras.mus.br/coolio/8361/significado.html – Gangsta’s Paradise, Coolio

 

Por Luiz Nascimento
Para a Rádio Internacional em Português
Associação Arte e Cultura em Língua Portuguesa

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui