Programa de Intercâmbios SUL-SUL, 2024

 

Já imaginou você participando de um intercâmbio em Moçambique?

Esta é uma grande oportunidade que o governo brasileiro está oferecendo aos alunos de Instituições Públicas de Nível Superior do país. Informamos que as inscrições foram prorrogadas até dia 19 de janeiro deste ano, 2024. Através do Programa de Intercâmbios SUL-SUL, o Caminhos Amefricanos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Igualdade Racial (MIR).

Este programa, Caminhos Amefricanos, tem como proposta, fortalecer os laços de nossa história, estimulando as trocas de conhecimentos, experiências, assim como ações contra o racismo. Com iniciativas de políticas públicas que contribuem para o combate ao racismo estrutural, e mesmo o racismo em todas as suas instâncias sociais, com propostas que contribuem para a educação, cooperação das relações étnico-raciais a partir de parceria acadêmica entre instituições de ensino superior, incentivo à pesquisas, ao desenvolvimento científico e tecnológico, também para a promoção da igualdade racial. Portanto, este programa faz parte de um plano de ação contra o racismo, da Conferência Mundial, de acordo com os Tratados Internacionais. 

O programa é voltado para alunos pretos, pardos e quilombolas, cursando licenciaturas a partir do quinto semestre em instituições de Ensino Superior públicas do Brasil, atendendo até 50 candidatos(as). Nesta edição, sendo a primeira deste programa Caminhos Amefricanos, o intercâmbio acontecerá entre os países Brasil e Moçambique, e  contará com auxílio financeiro, com início em agosto de 2024, tendo a duração de 15 dias, contemplando alunos brasileiros nesta edição. A instituição que irá receber os alunos é a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), em Moçambique.

O Brasil possui um laço muito forte, histórico, cultural e racial com os países da África. Há muitos cidadãos que se consideram Afro-brasileiros por terem laços culturais provenientes da miscigenação entre os Europeu, Indígenas e Negros trazidos da terra mãe África. 

Lembrando que as inscrições vão até dia 19 de janeiro deste ano. Atenção ao prazo e não perca a oportunidade. Mais informações e acesso ao edital. A sua inscrição deve ser realizada  somente neste site do Governo brasileiro até dia 19 de janeiro de 2024.

 

Por Luiz Nascimento

Pela Rádio que fala a língua dos povos

Associação Arte e Cultura em Lingua Portuguesa

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui