???? ????????ª ????????????çã???? ???????? ???????????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????? ???????? ????????????????????????, ????????????????????????????????????, ???????????????????????????? ???????????????? ???????? ???????????????? ????????????????-???????????????????????????????? ???????? ????ã???? ????????????????????????????. ????ã???? ???????? ????????????????????á???????????????????? ????????????????????????????????????????????, ???????????? ???????????????????????? ????????????????????????????????çã???? ???????????????????? ???? ???????????? ???????????????????????????????? ????????é ???????? ???????? ????????????????????????????????. ???? ????????????????????????ê???????????????? é ???? ???????????????????????????? ???????? ???????????????????? ???????????????????? ????????????çã???? ????????????, ???????????????????????? ???????? ????????????????????-????????, ????????????????????????-???????? ???????????????? ???????????????????? ???????? ???????????? ????????????????????.
Em uma versão mais reduzida por conta da Covid-19, a 26ª edição do Mindelact começa hoje em Cabo Verde. O evento é considerado pela crítica especializada com um dos maiores festivais de teatro realizado na África, decorrendo em vários palcos de Mindelo, em São Vicente.
Por norma, para além de espetáculos nacionais, o festival recebe artistas de diversos países numa fusão de culturas, experiências e de diversidade. Este ano há um limite de participações internacionais devido a pandemia, mas o lema do festival, Alma, Afeto e resistência permanecem.
Aliás, o festival assegura todas as medidas de prevenção da Covid-19, com a aposta na segurança sanitária do espetáculo. Por exemplo, os bilhetes são eletrónicos e a lotação reduzida para a metade.
Na abertura do evento, que inicia hoje, o espetáculo “O Policia Palhaço”, que decorre nas ruas de Mindelo, estreia a série de espetáculos do festival. Mais tarde, na Academia de Artes Livres do Mindelo (ALAIM), no palco 2, terá o “A Dream is the Dreamer” de Catarina Miranda de Portugal. No Palco 1, no Centro Cultural do Mindelo, acontece o espetáculo “Como se Desenha Uma Casa”, de Pedro Lamres.
O dia de estreia termina com a exibição, no palco digital, da peça “Máscaras” de Cadú Faveiro do Brasil.
No dia 13 de novembro, Enano com “Macaco e Chocolate”, na zona de São Pedro, no Palco 2, terá 62 formas de Segurar a Cabeça” de João Branco (Cabo Verde) e António Santos (Portugal), no Palco 1, a Companhia 50 pessoa (Cabo Verde) vai exibir “Once Upon Time in Ribeira Bote” e, no Palco Digital, a companhia Satyros, do Brasil, vai apresentar “A Arte de Encarar o Medo”.
No dia seguinte, o arranque dos espetáculos acontece na zona de Lazareto, com a peça “Revoltiod” Flávia Gusmão (Cabo Verde), segue-se “Ar Doa Mente” de Rosy Timas no Palco 2 (Cabo Verde), “Como se Desenha Uma Casa”, de Pedro Lamares (Portugal), no Palco 1, e “Hamlet Cancelado” de Vinícius Piedade, do Brasil, no Palco Digital.
No dia 15, haverá novamente “Macaco e Chocolate”, com Enano, e ainda “Mulher sem Pecado”, no Palco 2, com o grupo Teatro 17 de Cabo Verde. O ator brasileiro Cici Diaz estria “A Lua vem da Ásia” , no Palco 1, e “Desamparos” de Cléo de Páris e Fábio Penna, do Brasil, no Palco Digital.
Já a programação extra será preenchida com conversas, dramaturgia e artes visuais, das quais destacam-se a exposição de pintura “Os Residentes” de Yuran Henrique (Cabo Verde), no Centro Cultural do Mindelo (CCM), a mostra fotográfica “Cenas Crioulas” de Queila Fernandes (Cabo Verde), também no CCM.
Consta ainda uma tertúlia com o tema “Política Cultural” com Tiago Guedes (Portugal) e o lançamento do livro de dramaturgia, “O que faço com isto?”, de Valódia Monteiro (Cabo Verde), ambos no auditório da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).
São quatro dias de pura arte nesta ilha cabo-verdiana, onde o teatro é o prato principal.
Ricénio Lima
C/Expresso das Ilhas
Pela Rádio Internacional em Português
A rádio que fala a língua dos povos!
Equipe da Rádio Internacional em Português.
Brilhando a cada dia.
Sucesso amigos e amigas.
????????????????????????????????????????????????
Estamos juntos