Nascido em 22 de julho de 1996 em Porto Príncipe capital e maior cidade
do Haiti, o jovem KENDY THOMAS começava sua trajetória.
O mesmo foi criado por sua avó, uma mulher simples e guerreira, que sempre lhe mostrou que a verdadeira riqueza está nos valores que trazemos em nosso coração.
Apesar da simplicidade, KENDY relata que o amor foi a maior de todas as riquezas que poderia ter recebido, cresceu sem pai e sem mãe, e tem como referência pra sua vida a garra e determinação de sua avó.
Quando tinha apenas 14 anos de idade, KENDY viveu o maior desafio de sua vida, na data de 12 de janeiro de 2010 um forte terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o já castigado HAITI, matando cerca de 300 mil pessoas e deixando cerca de 1,5 milhões desabrigadas.
Com brilho nos olhos e muita emoção em seu coração, o jovem nos conta detalhes desse dia em que a vida sorrio pra ele dando-lhe uma segunda chance. ‘EU HAVIA ACABADO DE SAIR DA ESCOLA, E EM SEGUIDA TUDO ACONTECEU, MINHA ESCOLA FOI DESTRUÍDA, MEU BAIRRO VEIO AO CHÃO, PERDI MUITOS AMIGOS E PESSOAS QUERIDAS, E EU ERA SÓ UM MENINO ASSUSTADO EM MEIO AOS DESTROÇOS’.
Nesse momento já não existe minha casa, ou meus parentes e nem mesmo minha família.
Somos todos abraçados por uma dor que nos destrói e ao mesmo tempo nos faz forte, diferente de muitos eu tive uma segunda chance e sou grato a DEUS. Consegui terminar meus estudos, e desde então venho sonhando em dar sempre o meu melhor em tudo que eu fizer, assim estou honrando a dádiva da vida que me foi concedida pela segunda vez.
Atualmente KENDY vive em uma cidade do Brasil chamada XAXIM em SC, tem um trabalho tradicional, é professor de francês, português e crioulo, YOU TUBER e lidera um time gigante de empreendedores, priorizando assim o desejo de mudar a vida de milhares de pessoas não só do Haiti, e sim ao redor o mundo.
Em um papo descontraído com nossa equipe, KENDY nos encanta ainda mais com toda sua essência e nos presenteia com seu jeito diferenciado de encarar a vida.
RWIP: MESMO SENDO TÃO JOVEM, VOCÊ TEM ENUMERAS RESPONSABILIDADES, GOSTARIA DE SABER O REAL MOTIVO DE SE MANTER TÃO OCUPADO?
“Na verdade, tenho como meta ser um mega empresário, reconhecido no mundo inteiro e esse é o motivo pelo qual estou sempre ocupado. Aprendi muito cedo que sonhar é bom, porém realizar é sensacional.”
RWIP: CONHECENDO UM POUCO DA SUA HISTÓRIA, PERCEBO QUE VOCÊ ESTÁ SEMPRE CONTAGIANDO AS PESSOAS COM SUA POSITIVIDADE. QUAL SUA MAIOR INSPIRAÇÃO?
“Eu cresci sem pai e sem mãe, então não tinha o que muitos chamam de base ou alicerce, mas te afirmo sem medo de errar que minha avó foi perfeita em minha criação, me passou valores, me mostrou desde cedo qual caminho deveria seguir, e me fez o homem que sou. Hoje sou grato por todas as vezes que ela me abraçou, pelas vezes que me acalentou em seu colo e me fez sentir amado, sou grato por todos os ensinamentos e por não me deixar faltar o que realmente molda o nosso caráter, que de fato é a essência de tudo, minha maior inspiração sou eu mesmo, acordo todos os dias pra ser melhor que ontem e me superar de todas as formas, levando orgulho pra minha avó e honrando o meu país por onde eu passo, dou sempre meu melhor porque eu busco o melhor, isso é fato.”
RWIP: O QUE MUDOU NA SUA VIDA DEPOIS DO TERREMOTO?
“Nada, sou o que eu tinha que ser, a vida me deu uma segunda chance e eu sou grato por isso, porém sou a mesma pessoa, sinto falta do meu país, da minha cultura, da culinária e do meu povo. Por outro lado, sou extremamente grato ao Brasil que me acolheu e me deu a oportunidade de começar a realizar meus sonhos, aqui eu aprendi muito, e aprendo todos os dias, conheci pessoas incríveis e outras nem tanto, e vou seguindo em busca do meu sonho, e tendo a convicção que vir pra um país totalmente desconhecido e começar do zero me transformou mais que o terremoto.”
RWIP:VOCÊ TEM SE DESTACADO A CADA DIA POR SER UM JOVEM TALENTOSO E DETERMINADO, QUAIS OS PRÓXIMOS OBJETIVOS?
“A curto prazo eu quero terminar minha faculdade, podendo assim seguir com meus sonhos, quero voltar ao meu país e desenvolver projetos onde eu possa ajudar crianças e jovens a terem um futuro mais amplo, com clareza. Quero levar oportunidade pro meu povo, pra que não precisem abandonar nosso país em busca de qualidade de vida. Quero continuar ajudando os Haitianos que vivem no BRASIL, com as aulas de português, o idioma ainda é nosso maior inimigo.
Hoje consigo ajudar alguns, mas pretendo ter vários centros de idiomas espalhados pelo mundo.”
RWIP:SABEMOS QUE VOCÊ TEM SE DESTACADO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS, LEVANDO ASSIM ESPERANÇA PRA MUITOS JOVENS NO HAITI, COMO VOCÊ ENCARA TUDO ISSO, E O QUE VOCÊ DEIXA DE MENSAGEM PRA ELES?
“Como falei anteriormente, dou o meu melhor em tudo que me proponho a fazer, embora nem sempre eu receba o melhor de volta, eu sou empreendedor, sou you tuber e sou professor de idiomas. Sou um homem de negócios e sonho alto, sem ter medo de viver a realidade, até porque muitas vezes ela não é muito fácil. Quero continuar inspirando jovens pelo mundo todo, mas ainda tenho muito a fazer. Quero dizer a eles que sigam seus sonhos e seu coração, que acreditem em si e nunca desistam. É preciso manter o foco onde queremos chegar, assim nunca nos perderemos, quero que saibam que as pessoas podem ser cruéis, e acreditem muitas vezes elas são, porém existem muitas pessoas boas, e acima de tudo existe um Deus que nos guarda a cada instante e nos conduz pelos melhores caminhos.”
RWIP: SE PUDESSE MUDAR ALGO NO MUNDO O QUE VOCÊ MUDARIA?
“Acredito que o problema não está no mundo, e sim em algumas pessoas.
Se eu pudesse eu tornaria as pessoas mais amáveis, faria com que elas se importassem mais com as outras, acabaria com o preconceito e racismo entre povos, culturas e faria com que as pessoas não fossem julgadas pela cor da pele.
Levaria igualdade para todos e acima de tudo amor em forma de atitude.
Como não tenho esse poder de mudança, vou me moldando a cada dia, buscando ser sempre minha melhor versão e acreditando no mundo com pessoas melhores.”
RWIP:O QUE DEIXA DE CONSIDERAÇÕES FINAIS?
“Gratidão pelo convite e oportunidade, parabenizo a equipe da RWIP pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, e admiro cada um dos membros por serem parte desse projeto lindo.
Desejo que possam alcançar o maior número de pessoas e transformar sonhos em realidade, mostrando assim que existem pessoas boas e que o mundo pode ser um lugar cada vez melhor, acredito no amor, na essência e na bondade da humanidade, e continuarei fazendo minha parte pois se queremos mudar o mundo, precisamos ser exemplos.”
Por: MAH SILVA
Colaboradora da radio internacional em Português
A rádio que fala a língua dos povos.