Pelé
O Rei da arte do futebol
O final do ano chegou com ele à última partida de uma grande lenda do futebol brasileiro, Edson Arantes do Nascimento, vulgo Pelé. Ele, não conseguiu resistir à luta pela vida contra a doença. Estando enfermo, muito debilitado há alguns meses, e em tratamento, esta foi a disputa mais difícil de sua jornada aqui na terra. A estrela permanecerá entre nós, sua história será sempre lembrado e também sinônimo de inspiração para muito iniciantes na carreira do futebol.
Denominado rei do futebol, por considerado uns dos maiores futebolistas de todos os tempos, por seus feitos e conquistas de títulos para o País. Natural de Minas Gerais, da cidade de Três Corações, a qual, assim como o País se encontram nesta semana em luto, por sua perda. Um momento que será sempre referencia memorável aos cidadãos brasileiros. “O maior jogador do mundo”, Pelé.
Iniciou sua carreira no futebol aos 16 anos de idade, despontando seu talento pelo Santos Futebol Clube. Conquistando vários títulos para o futebol brasileiro, inclusive pela seleção canarinho, a seleção brasileira. Histórias dignas de respeito, considerações e honrarias. Ele e seus colegas de atletas deram vida, fizeram histórias e revolucionaram o futebol, honrando a camisa verde-amarela.
Já arriscou na música, no cinema, e em participações televisivas. Quem não se lembra e guardará aquele lindo e largo “sorriso negro” que se deteve da arte do futebol?
Aos 82 anos de idade ele deixa sua marca, não somente na memória, mas no coração de cada admirador do seu feito pelo futebol com a tão cobiçada camisa 10. De 23 de outubro de 1940 a 29 de dezembro de 2022, ao filho de Dondinho (João Ramos do Nascimento) e Dona Celeste, o mundo está consternado com sua perda, mas gratos por sua contribuição ao futebol.
A direção da Rádio internacional em Português, por sua equipe se solidariza com o falecimento do Rei do Futebol, o artilheiro Edson Arantes do Nascimento, vulgo Pelé. Sua passagem pela terra foi brilhante e seu brilho se estenderá por todo o tempo na história do futebol e no coração de cada admirador de sua arte.
Luiz Nascimento, pela rádio que fala a língua dos povos, RIEP.